Olá amigos neste post vou colocar aqui a nova formula para medir o Índice de Massa Corporal.
Pesquisadores acreditam que essa será uma alternativa ao índice de massa corporal (IMC), medida utilizada há 200 anos por Médicos, Nutricionistas e Educadores Físicos.
O Índice de Massa Corporal é calculado desta forma:
O IMC como muita gente sabe apresenta falhas e não é eficaz para atletas ou crianças.
Por exemplo:
Um Atleta de Fisiculturismo que tem o corpo super malhado com níveis de gordura em torno de 3 a 5% mas que pese 100 kg ou mais, com certeza se ele fizer o IMC o resultado acusará sobrepeso ou até como estando com Obesidade.
Mas não se preocupem, pois o IMC ainda será utilizado por muito tempo ainda. O IMC pode até não ser um índice fidedigno mas com certeza ele é uma ótima forma para ter uma base de como anda os padrões de obesidade de grandes cidades.
O novo Índice de adiposidade Corporal - BAI foi formula a partir de um estudo feito com uma população hispânica dos Estados Unidos. Depois, eles confirmaram a exatidão da escala ao compará-la com outra pesquisa, feita com a população negra americana, em que foi utilizado um exame conhecido como desintometria (DXA), considerado o padrão ouro para a medida da obesidade. Essa comparação demonstrou resultados semelhantes, sugerindo que o novo índice poderia ser utilizado em grupos de diferentes etnias.
O novo Índice de Adiposidade Corporal tem a seguinte formula:
Está nova fórmula ainda precisa de ajustes e deve ser testada em outros grupos étnicos. Os pesquisadores acreditam que o método poderá ser utilizado em locais com acesso limitado à infra - instrutura de saúde pública, sem uma balança, por exemplo.
Fiquem atentos, pois este índice não substituirá o outro. Eles podem ser utilizados ao mesmo tempo.
Lembre-se:
Como já falei o IMC é utilizado para comparar grandes populações e ainda servem para definir prescrição de medicações ou antes da realização de uma cirurgia bariátrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não garanto acrescentar anos a sua vida, mas certamente acrescento vida a seus anos.
Solano Melo Personal Trainer