Aquecer ou Alongar
Na Educação Física a duas vertentes que divergem em relação ao aquecimento e alongamento antes de começar quaisquer exercícios físicos.
Particularmente sou adepto da teoria que não há necessidade de alongar no início do treino, pois sou favorável a um bom aquecimento e deixo o alongamento para o final, já que é um momento de volta à calma e relaxamento.
Um aquecimento muscular bem feito previne lesões, aumenta a temperatura corporal, prepara o sistema cardiovascular e pulmonar para o exercício e melhorando o seu desempenho. Além disso, lubrifica e aquece as articulações e aumenta a freqüência cardíaca.
O aquecimento pode ser feito de dois modos:
• Aquecimento geral (corpo inteiro);
• Aquecimento específico (musculatura exigida no exercício).
O tempo de aquecimento tem em média duração de 5 a 10 minutos, podendo ser feito na esteira, elíptico, bike, pulando corda, cama elástica, realizando movimentos articulares ou ainda utilizando os próprios aparelhos da musculação.
Como falei no início do texto deixo o alongamento para o final do treino, pois é um momento de voltar à calma e relaxar.
O alongamento tem a função de manter e aumentar a amplitude de movimento ou simplesmente relaxar a musculatura.
Se o objetivo do alongamento é aumentar a flexibilidade e amplitude de movimentos ele não deve ser realizado com a musculatura fria, pois pode provocar sérias lesões e dependendo da intensidade o rendimento da atividade pode ser prejudicado.
Sendo assim dou preferência pelo o alongamento no final do treino que tem uma função importantíssima que é o relaxamento da musculatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não garanto acrescentar anos a sua vida, mas certamente acrescento vida a seus anos.
Solano Melo Personal Trainer