quarta-feira, 22 de julho de 2009

Bons Treinos

A busca pelo corpo perfeito caminha lado a lado com a evolução da humanidade. Mesmo na época pré-histórica, quando a vida nômade lhes reservava constantes perigos e grandes dificuldades de sobrevivências, os series eram obrigados mesmo inconscientemente a desenvolver um corpo viril para propagar a sua descendência às futuras gerações.


Ao longo dos anos, em escavações foram encontradas pedras entalhadas para as mãos, logo os historiadores instituíram que pessoas a utilizavam para o treinamento com pesos (Musculação).

Um personagem importante da historia relacionada à evolução progressiva de carga (Musculação) é Milos de Crotona da época de 500 a 580 a.C na Itália. Os relatos afirmam que ele corria com um bezerro nas costas para aumentar a força dos membros inferiores e quanto mais pesado o bezerro ficava mais aumentava a sua força. Ele foi o primeiro a se preocupar com a suplementação alimentar. Diziam que era capaz de comer 9 kg de carne, 9 kg de pão e de beber 10 litros de vinho, gerando um total de 57 mil kcal. Também era capaz de matar um boi com as próprias mãos e comê-lo sozinho. Este é um exemplo que faz valer a tão famosa frase “Você é o que você come”.

Pode parecer absurdo essa historia de Milos de Crotona, porém em uma época mais atual, século XVII, Jean Jacques Rousseau, um famoso filósofo da época, descreve em seus trabalhos que “Se quiserdes cultivar vossa inteligência, cultivai as forças que ela deve governar. Exercitai continuamente o vosso corpo, tornai-o robusto e são, para torná-lo sábio e inteligente. Fazei-o trabalhar, correr, viver sempre em movimento. Que em se fazendo o homem pelo vigor físico, ele será também pelo espírito”.
Como podemos perceber não é de hoje que o treinamento resistido (Musculação) fascina tanto as pessoas. Em uma sociedade cada vez mais, movida pela tecnologia, que impõem longos períodos em frente a computadores e televisões, o uso incessante do controle remoto para troca de canais e ainda a ingestão de um absurdo de calorias e de gorduras em excesso, o resultado só poderia ser a obesidade e suas varias conseqüências para saúde. Porém muitos estão buscando um corpo perfeito e todos os dias um grande numero de indivíduos procuram academias para desenvolver o seu desempenho atlético e a estética corporal. Mas poucos sabem que adquirir essa tão esperada forma física leva tempo. É comum encontramos pessoas que querem malhar apenas no verão e se esquecem das outras estações do ano e ficam se empanturrando de tudo quanto é porcaria e acham que malhar dois meses vai resolver anos de sedentarismo. Em apenas dois meses pouca coisa muda visualmente, as únicas melhoras serão na disposição, na qualidade do sono, no humor, na vontade de comer alimentos mais saudáveis e na postura mais adequada. Para se ter um corpo fisiologicamente, biologicamente e visualmente perfeito leva tempo e sacrifício. Não sonhe com uma transformação radical, pois como já foi dito no início pouca coisa muda, procure estabelecer meta razoável e lembra-se No Pain no Gain (Sem dor, sem ganho).

A teoria No Pain no Gain não quer dizer que o praticante de musculação deve se machucar na realização dos treinos com pesos e sim exigir o seu máximo, pois nesse esporte o nível e freqüência de lesões musculares ou ósseo-articulares chegam a praticamente dois por cento (2%) em comparação a qualquer outro esporte. Hoje em dia é mais fácil e perigoso ser atropelado na rua por um carro do que se lesionar na academia com a prática dos exercícios resistidos (Musculação). Podemos relacionar essa teoria à dedicação, perseverança e entusiasmo que serão empregadas nos treinos.

Lembre-se de que a musculação tem uma função importante na formação de tecido muscular magro e na redução de gordura corporal e diferentemente do tecido adiposo (de gordura), o tecido muscular é metabolicamente mais ativo e requer muita energia para se manter e se reconstituir e após três a quatro meses, o seu corpo já estará habituado à nova rotina e reclamará quando não fizer exercícios, então não desista porque senão tudo o que você conquistou até agora se perderá em poucos dias, não mude sua rotina, siga em frente e reserve mais tempo para malhar e com toda essa dedicação você e seu corpo só têm a ganhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não garanto acrescentar anos a sua vida, mas certamente acrescento vida a seus anos.
Solano Melo Personal Trainer

Portal Educação

Educação a Distância

Portal Educação - Cursos On line

Educação a Distância