quarta-feira, 30 de junho de 2010

O Personal Trainer Responde

O Personal Trainer Responde

Coxas e Panturrilhas

Pergunta:


Faço musculação há três anos e meio e tenho muita dificuldade em desenvolver minhas coxas e panturrilhas. O que devo fazer para ganhar massa muscular nessa região do meu corpo?

TONY QUEIROZ

Resposta:

Olá Tony, os membros inferiores são formados por grupamentos musculares que possuem grande resistência e em virtude disso, principalmente as panturrilhas devem ser trabalhadas com muita intensidade.
1
Considero os exercícios de cadeia cinética fechada (CCF) os mais eficientes para o desenvolvimento de coxas. Porém nada impede de complementar o seu treino com exercícios de cadeia cinética aberta (CCA).
1
Para quadríceps (parte anterior) procure realizar dois exercícios de cadeia cinética fechada (CCF) e um de cadeia cinética aberta (CCA), já para parte posterior execute um exercício de CCF e um de CCA.

Lembre-se a parte posterior das coxas (bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso) devem ter mais prioridade, por isso inicie o treino com Mesa Flexora seguido de Stiff Barra, faça quatro séries de 10 a 12 repetições. Em seguida, vá para o Agachamento Livre, Leg Press e finalize com Cadeira Extensora. Para esses exercícios, use uma sobre carga maior, lembrando sempre de executá-los com total domínio e amplitude de movimento. Faça quatro séries de 10 a oito repetições e no momento que começar a sentir fadiga muscular, altere a carga e realize de 12 a 15 repetições.

Enfim chegamos às panturrilhas que devem ser treinadas com intensidades elevadas. Realize a primeira série de 30 a 40 repetições e mais quatro séries de 15 a 20 repetições. Faça dois exercícios, Panturrilha Máquina em Pé e Panturrilha Sentada.
Abraços, Solano Melo.


O Personal Trainer Responde

Varizes

Pergunta:
1
Oi professor, tudo bem!
1
Sou de Teresina - PI e me chamo Clara, leio o seu blog sempre que posso gosto muito dos assuntos que você aborda, pois tem uma linguagem simples e de fácil compreensão.
Gostaria de saber se a prática da musculação de alguma forma pode provocar varizes, mesmo que seja praticada com baixa intensidade.

Resposta:

Olá Clara, fico feliz por acompanhar o meu blog e ainda mais em saber que ele está ajudando não apenas você, mas muita gente que gosta de cuidar da saúde.
1
Olha só, essa é uma pergunta que constantemente ouço e a minha resposta é praticamente a mesma.

A musculação não provoca varizes de forma alguma, pois elas são decorrentes de alterações genéticas. As pessoas que por ventura sofrem dessas alterações devem-se evitar permanecer muito tempo em pé ou realizar caminhadas prolongadas.
1
Na musculação estas pessoas devem selecionar exercícios que possam ser realizado deitado ou com as penas elevadas, como por exemplo, mesa flexora, leg press 45, leg press 90 e glúteo 4 apoios com tornozeleira.

Outra dica é deitar ou dormir com os pés um pouco mais auto que a cabeça, desse modo facilitará o retorno venoso. Estes procedimentos auxiliam na melhora do quadro, mas é sempre bom procurar um profissional da área médica (dermatologista) para consultar e receber um tratamento mais apropriado a estas alterações genéticas.
Abraços, Solano Melo.


O Personal Trainer Responde

Exercícios Aeróbicos antes ou depois da Musculação.

Pergunta:

Olá tudo bem?
1
Tomo a liberdade de lhe fazer algumas perguntas em relação a exercícios aeróbicos antes ou depois da musculação.
1
Faço treino de musculação na segunda, quarta e sexta-feira, seguido do treino Spinning bike será que estou perdendo o que treinei ou não. Alguns dizem que estou prejudicando meus músculos trabalhados, qual sua opinião?
1
A duração da musculação é em torno de 1 hora e do Spinning 45m. Também sei que os músculos só se definem com repouso, o que você diz sobre isto?
1
Repouso logo após o treino ou pode-se fazer o aeróbico a segui, com descanso de 48 horas como dizem?

Agradeço desde já. Ah, tenho 42 anos, 63 kg e 1,62m, antes da musculação pesava em torno de 58 kg.

Muito obrigada, abraços.
Elenir.

Resposta:

Está tudo ótimo e com você? Fico contente em poder ajudá-la.
1
Olha só Elenir! Fazer exercícios aeróbicos antes ou depois da musculação não a nada de errado, porém você tem que definir qual é o seu objetivo com o treino.
1
Se o seu objetivo for aumentar a massa muscular recomendo fazer o aeróbico depois do treino, mas com algumas ressalvas. Diminua o tempo e a intensidade do exercício, faça no máximo 30 minutos com intensidade moderada que vai de 40 a 60% da Freqüência Cardíaca Máxima, porque esse exercício aeróbico é apenas para melhorar a capacidade cardiorrespiratória.
1
Agora se o seu objetivo for à diminuição do percentual de gordura (emagrecer), tanto faz executar os exercícios aeróbicos antes ou depois da musculação, pois nesse caso o que conta é o balanço calórico, sendo que na hora do exercício o glicogênio é a principal fonte de energia e com o fim desse substrato o corpo irar buscar nas gorduras a energia necessária para a realização do exercício e com isso proporcionará o emagrecimento.

Mas para que ocorra o emagrecimento o treino aeróbico deve ser executado com intensidade mais alta ou duração maior, com percentuais em torno de 70 a 80% da Freqüência Cardíaca Máxima. Já para o desenvolvimento da massa muscular (hipertrofia) os percentuais de carga (peso) ficam entre 70 a 85% do volume máximo, sendo que devemos realizar de 6 a 13 repetições para membros superiores (dorso e peitoral) e 10 a 20 repetições para membros inferiores e abdômen, não esquecendo a velocidade do movimento que deve ser média.
1
Lembre-se, não a nada de errado realizar os dois treinamentos, isoladamente ou conjugados, o que devemos ter é bom senso, respeitar sempre a nossa individualidade biológica, pois certamente esses dois exercícios são benéficos e se completam.

O repouso é importante para a recuperação das fibras musculares que sofreram no momento do exercício e não para definição muscular. Para definir os músculos, além do exercício o ideal é manter uma alimentação saudável rica em nutrientes de boa qualidade.
Abraços, Solano Melo

2 comentários:

  1. E aeh!?

    Tenho 26 anos,sexo masculino, 89 Kg e 1,75m. Estou meio que acima da média do peso. Faço exercícios físicos em casa pois optei apenas por definir minha musculatura em não desenvolve-la plenamente. Os exercícios para braço, perna e Bum-bum tem dado muito resultado já que apesar das "gorduras acumuladas" minha musculatura já está bem definida e próximo do meu objetivo. O problema é com a barriga onde se encontra maior quantidade de gordura acumulada. Os exercícios para essa região não surtem efeito pois não sinto dor no dia seguinte. Teve um tempo que estava funcionando já que meu abdomem estava ficando definido e a gordura se decipando. Mas creio que estava fazendo o exercício meio que errado pois estava sentindo dores lombares e na coluna então parei. Por fim meus braços estão grandes, minhas pernas também e a barriga também, infelizmente. O que você acha e o que sugere?! Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. OLá @dalverneMACEDO[Ninno]Picuí, tudo bem?!
    Pelo o que entendi, você não está satisfeito com sua barriga.
    Se vc quer realmente defini-lá é imprescindível que você controle a alimentação e execute mais exercícios aeróbicos.
    Abraços, Solano Melo

    ResponderExcluir

Não garanto acrescentar anos a sua vida, mas certamente acrescento vida a seus anos.
Solano Melo Personal Trainer

Portal Educação

Educação a Distância

Portal Educação - Cursos On line

Educação a Distância