sábado, 1 de agosto de 2009

CORRIDA

Com a evolução natural das espécies os seres humanos descobriram uma importante habilidade, a CORRIDA. Pois correr é um processo natural na vida de qualquer ser humano, uns com mais habilidades outros nem tanto.

O homem antigo viu-se na necessidade de correr, quando se deparou com perigo iminente provocados por predadores ou quando teve a necessidade de caçar o seu próprio alimento e para alcançar longas distâncias em menos tempo.


Em tempos atuais a corrida é vista como uma forma saudável, barata e gostosa de sair do sedentarismo, pois ela na exige equipamentos sofisticados, a não ser um bom tênis, roupas leves e claras.

A corrida melhora a auto-estima, libera endorfina, catecolaminas que são hormônios responsáveis pelo bom humor e diminuição do estresse.

Este esporte tem atraído um grande número de pessoas, já que esse exercício físico pode ser praticado tanto individualmente como em grupo. Mas lembre-se antes de sair por aí correndo, comece por uma caminhada leve, depois moderada e assim em diante proponha-se a correr.

Pois a adaptação ao exercício é necessária e para que isso ocorra, exige um planejamento para que possamos manter um bom ritmo de treinamento. Sugiro caminhar de três a quatro vezes por semana por 45 minutos a uma 1 hora.

Depois de duas semanas intercale com a corrida, caminhem 5 minutos e corra 2 minutos e na semana subseqüente alterne caminhando 5 minutos e correndo 5 minutos. Seguindo esse procedimento garanto que você conseguirá correr os 45 minutos na quinta semana sem parar, pois seu corpo já está adaptado.

Porém antes de tudo isso o ideal é consultar um médico e um professor de educação física, pois a fatores que devem ser analisados antes de começar a caminhar e a correr. Eles serão responsáveis por fazerem avaliações cardiovasculares, teste ergométrico, eletrocardiograma, eco-cardiograma e se possíveis um hemograma para verificar se não existe algum tipo de anemia.

Não se esqueça que os benefícios com a prática da corrida são extensos, citarei algumas delas:

· Melhora a massa muscular magra;
· Aumenta a densidade óssea, evitando a osteoporose;
· Diminui o tecido adiposo;
· Evita doenças cardiovasculares;
· Queima em torno de 300k/cal variando de acordo com o peso corporal.
· Trabalha todo corpo, pernas, troco e abdômen.

O importante é dizer não ao sedentarismo, pois caminhando ou correndo o ideal é não ficar parado e certamente sua vida será cada vez melhor.


Lembre - se:

Durante toda a atividade física não se esqueça de fazer uma boa hidratação, tome água sempre que der vontade, mas não exagere na quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não garanto acrescentar anos a sua vida, mas certamente acrescento vida a seus anos.
Solano Melo Personal Trainer

Portal Educação

Educação a Distância

Portal Educação - Cursos On line

Educação a Distância