quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Musculação e Treinamento Aeróbico

Musculação e Treinamento Aeróbico

O que mais vemos nas academias de ginásticas pelo Brasil são mitos em relação ao treinamento aeróbico e o treinamento de força (musculação).

Se observarmos, constantemente nos deparamos com alunos (clientes) que não gostam ou não querem fazer exercícios aeróbicos ou musculação. Uns alegam que se fizerem o treinamento aeróbico os seus ganhos de massa muscular (hipertrofia) serão prejudicados, pois iram emagrecer, já os outros que priorizam o treinamento aeróbico afirmam que se fizerem a musculação iram ficar musculosos.

Porém não é bem assim que acontece, pois por mais que o treinamento aeróbico interfira no treinamento de força (musculação), vice e versa podemos constatar que há melhoras tanto no condicionamento Cardiorrespiratório como na hipertrofia muscular. Sendo assim para que fique bem claro o treinamento de força por si só já emagrece.


Dúvidas a parte, para chegamos num consenso e ver qual exercício priorizar, devemos em primeiro lugar descobrir qual o objetivo do aluno (cliente), se for desenvolver a massa muscular (hipertrofia), o treinamento aeróbico fica restrito para o final do treino de musculação com um tempo estimado de no máximo 30 minutos e intensidade de 40 a 60% da Freqüência Cardíaca Máxima. Mas se o objetivo é o emagrecimento, tanto faz o aluno (Cliente) realizar o treino aeróbico antes ou depois do treino de musculação, pois o que conta nessa questão é o balanço calórico, sendo que na hora do exercício o glicogênio é a principal fonte de energia e com o fim do glicogênio o corpo irar buscar nas gorduras a energia necessária para a realização do exercício e com isso proporcionará o emagrecimento.

Mas para que ocorra o emagrecimento o treino aeróbico deve ser executado com intensidade mais alta ou duração maior, com percentuais em torno de 70 a 80% da Freqüência Cardíaca Máxima. Já para o desenvolvimento da hipertrofia os percentuais de carga (pesos) ficam entre 70 a 85% de volume máximo, sendo que devemos realizar de 6 a 13 repetições para membros superiores (dorso e peitoral) e 10 a 20 repetições para membros inferiores e abdômen, não esquecendo a velocidade de execução que deve ser média.

Lembre-se:

Não a nada de errado realizar os dois treinamentos, isoladamente ou conjugados, o que devemos ter é bom senso, respeitar sempre a nossa individualidade biológica, pois certamente esses dois exercícios são benéficos e se completam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não garanto acrescentar anos a sua vida, mas certamente acrescento vida a seus anos.
Solano Melo Personal Trainer

Portal Educação

Educação a Distância

Portal Educação - Cursos On line

Educação a Distância